Reunião da Apacap com diretores do CAp, 9/9/2013

10 Set

Cássio e eu (Rebecca) nos reunimos ontem (segunda feira, 9 de setembro de 2013) de manhã com Profa. Miriam (vice-diretora da escola) e Prof. Marcos, da DAE. O motivo da reunião foi discutir a questão de segurança na escola, tendo em vista os incêndios provocados intencionalmente na escola em três ocasiões na semana passada.
Ainda não foram identificados os autores desses atos e a escola está buscando maneiras de agir. Da nossa parte, cobramos a parceria com os pais enquanto maneira de resolver a questão, tendo em vista que os pais, conversando com os filhos, podem descobrir informações que as crianças / adolescentes não revelariam para um professor ou diretor da escola.
Além da atuação que a DAE está conduzindo de identificar os responsáveis, foi encaminhado pela Direção do CAp a abertura de um processo disciplinar (não tenho certeza se o termo correto é este) na UFRJ.
Solicitamos que a escola comunique os fatos diretamente para as famílias. Consideramos inaceitável que tomemos consciência de fatos de tal gravidade através de informações de segunda, terceira ou quarta mão. Trata-se da segurança de nossos filhos e de todos que trabalham no CAp. A Profa. Miriam comentou que existem questões que poderiam ser prejudicadas por um informe inadequado, e que a divulgação de informações esta sendo avaliada em conjunto com a UFRJ.
Salientamos a ligação entre os casos repetidos de furto (que continuam a acontecer) e os incêndios. Lembramos a Marcos que na reunião em julho entre representantes da DAE e da APACAp, o colégio havia se comprometido a dar seguimento às discussões sobre furtos, porém isso não aconteceu. Aproveitamos a situação para, novamente, solicitar uma abordagem mais coerente à questão de segurança na escola, com a formação de um grupo de trabalho. O Prof. Marcos comentou que foi realizada uma reunião sobre furtos com os pais do 9o ano.
Por final, solicitamos uma reunião geral para a discussão da segurança na escola.
Comentamos que apresentamos à Diretora Celina no início do ano uma proposta de discutirmos um plano de emergência para o CAp, mas que infelizmente este assunto não foi a frente. Comentamos que existe um responsável que é Engenheiro de Segurança que poderia colaborar neste processo. Também entregamos um documento do Ministério da Educação de Portugal que estabelece diretrizes para a segurança nas escolas http://www.drelvt.min-edu.pt/seg-esc/normativos-seguranca-escolas.pdf que poderia servir como orientação para este plano. Ficamos de agendar uma reunião para discutir este assunto.
A Profa. Miriam nos ligou ontem ao final do dia para informar que está articulando com a UFRJ a obtenção de mais inspetores para lidar com a situação que o CAp está passando.
Aproveitamos para avisar que hoje (10 de setembro), na reunião excepcional do COP, serão discutidas as propostas de alteração das normas eleitorais. Entre as propostas está a proposta do grêmio de que os pais/responsáveis dos alunos do 1º ao 5º ano votem em lugar dos seus filhos. Atualmente, os alunos a partir do 3º ano têm voto na eleição pela diretoria da escola, mas os pais não têm direito ao voto.

Uma resposta to “Reunião da Apacap com diretores do CAp, 9/9/2013”

  1. fernandozaider 10 de Setembro de 2013 às 18:57 #

    Se a diretoria do CAp não tem nem um estatuto, quanto mais um Plano de Segurança do colégio. Teremos muito trabalho. Vamos em frente.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: