Professora usa rede social em lição de casa

12 Ago
Docente posta exercícios no Facebook para que alunos não se ‘esqueçam’ da tarefa; notas em matemática melhoraram, segundo reportagem da Folha de domingo (11)

Se não é possível lutar contra as redes sociais, o melhor é juntar-se a elas. Essa é a filosofia de uma professora de matemática que resolveu usar o Facebook para postar lições de casa e para acompanhar de perto as tarefas.

Vale de tudo: foto da lousa do dia, lembretes das tarefas que devem ser feitas e até mensagens de ânimo para os estudantes com dificuldades.

“Os alunos agora não têm como esquecer de fazer a tarefa. Eles vivem com o celular na mão e são lembrados a toda hora”, conta Carla Afono, 46, professora de matemática do colégio Santa Maria, na zona sul de SP.

Da parte dos estudantes –são 174 alunos de 12 e 13 anos (8º ano) que participam da comunidade virtual–, as postagens geralmente trazem dúvidas sobre as lições.

Há quem poste foto do próprio caderno com equações resolvidas em casa. Ou quem pergunte sobre a definição “da quantidade de incógnitas” na tarefa de casa.

“O Facebook é o primeiro site em que todo mundo entra quando liga o computador. Aí não tem jeito: a lição de casa está lá”, explica Gustavo Cravinhos, 13, do 8º ano.

Às vezes, conta, ele acaba se distraindo no site. Mas na maioria das vezes faz todas as lições postadas. Tanto que suas notas em matemática até melhoraram neste ano. De acordo com ele, passaram de “C” para “B” e até “A”.

A elaboração de tarefas de casa aumentou 70% após a criação do grupo, no início do ano, calcula Carla.

O ânimo para os números também está melhor: a quantidade de inscritos do 8º ano do colégio nas Olimpíadas de Matemática passou de 25 alunos (em 2012) para 80.

As atividades virtuais, diz a professora, representam cerca de uma hora a mais de trabalho por dia. Mas o salário não mudou. “Faço por amor mesmo”, conta. A família não reclama? “Não. Até ganhei um tablet do marido.”

(SabineRighetti/Folha de S.Paulo )

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/123437-professora-usa-rede-social-em-licao-de-casa.shtml

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: